sábado, 3 de outubro de 2009

Sugestão de como limpo meus CD's e DVD's.



Vou explicar aqui como limpo meus CD's, com base nas informações da Sony-Philips:

1. Jamais lavo com água. A água pode penetrar tanto pela borda quanto pela área central do CD, quanto pelo verniz das costas do CD. E a água facilita a oxi-redução (Oxidação) da camada refletiva do CD, DVD ou outra mídia com a mesma estrutura ensanduichada de Policarbonato (Que pode ser cianina, phtalocianina, formazan ou azo metallic - É o que define a cor do CD), mais camada refletiva de alumínio e verniz ou outra camada de policarbonato, como nos bons CD's. Além disso, a água é o principal alimento do fungo, inclusive o da família Geotrichum, descoberto em 2001 por cientistas, um fungo que "come" o policarbonato do CD. Ao final, postarei o link da descoberta do Geotrichum, mas há outros fungos não pesquisados.

2.Se perceber que o CD (DVD, etc.) está com pontos de fungos, apenas use algodão hidrófilo para retirar o fungo, nada mais. Água não, já que ela é alimento de fungo. Use água a menos que o CD tenha sinais de gordura de mão ou outras. Lembre-se que colocar um CD "fungado" (Com fungos) numa leitora pode contaminar a lente da leitora, inutilizando-a definitivamente. O micélio (Raiz) uma vez fixado, só não se desenvolve na ausência de umidade e não é preciso muita umidade.

3. Disquinhos de limpeza: Segundo os técnicos, aqueles disquinhos de limpeza de lente não valem nada. Eles, técnicos, passam apenas levemente um cotonete na lente. Se não resolver, leitora nova e se não compensar, novo toca-CD/DVD.

3. Álcoois. Jamais. Primeiro porque contém água, os que não são isopropílicos. E água é alimento de fungo. Segundo, porque são todos, absolutamente todos os álcoois são ressecantes e ressecarão a camada de policarbonato que com o tempo produzirá micro-fissuras por onde entrará o oxigênio que destruirá a reflective layer do CD, a camada de alumínio. Terceiro: Porque álcool não desengordura nada; álcool não é desengordurante. Então para CD's apenas com fungos, use somente algodão hidrófilo, passando em linha reta do centro para a periferia, para não formar riscos circulares que podem enganar o feixe de raio laser. Se o CD tem sinais de gordura, uma gotinha de detergente de cozinha (Pode ser um "risco" fino de detergente, uma mínima quantidade) mais uns dois ou três pingos d'agua e algodão hidrófilo. Assim, remova toda a gordura, sempre em movimentos retos com expliquei acima, após, outro algodão, apenas com água, espremido, para retirar completamente o detergente. Para secar, pode usar algodão hidrófilo, seco, até o suficiente para não haver mais umidade em cima do CD. Deixe-o secar uns 5 minutos e pode empilhar. Como já disse, não os guardo em capa. (As capas eu coleciono em outro lugar).

4. AR. Eu não guardo meus CD's em suas capas. Porquê? Porque é justamente do ar que a hifa do fungo precisa para procriar, para lançar seus esporos a formar novos fungos. Sem a presença de ar (CD's empilhados) é mais difícil a formação de fungos e manutenção da umidade do ar. Toda caixa ou capa de CD guarda pelo menos meio centímetro de ar em seu interior, ar parado, o suficiente para o trânsito dos esporos. Se a superfície tem pouquíssimo ar, como o intevalo entre um CD e outro empilhado, essa possibilidade de ar úmido (O ar natural, com 40% a 60% de umidade) diminui, embora não desapareça. A única condição de não formação de fungos é pelo ato de evitar que os esporos flutuantes caiam em novo substrato, no caso, a superfície do CD, tanto a legível quanto a não legível. E a única forma de evitar fungos é deixar o CD ao ar livre e na presença de luz (Não de sol!), pois a ventilação evita a deposição do esporo que formará um novo fungo e a luz não favorece a formação dos fungos, certamente pela presença de raios UVA e UVB. Ou seja, a corrente de ar carrega o esporo para longe do CD e a luz ajuda a matar o esporo.

5. O Micélio é a raiz do fungo. Mais proprimamente o emaranhado de raízes. A hifa é a parte que lança os esporos que formarão novo fungo. Por mais que você remova com um algodão, por exemplo, o otalo ou estipe e o chapéu, a parte que brota do micélio (Raiz), um novo fungo nascerá. Porque? Porque para a formação de fungo basta o ingresso do esporo na capa do CD e a ausência de luz, condição esta que há nas capas. Além disso, umidade e presença de ar parado, que serve de veículo para a deposição dos esporos do fungo já maduro e pronto para procriar. O ar inerte dentro das capas é favorável. Portanto, um CD uma vez com fungo, sempre terá novo fungo, se as condições acima continuarem. Um CD nessas condições deve passar a ser empilhado e ao ar livre.
Dizem que o CD tem validade indeterminada, segundo a Sony-Philips, desde que usado corretamente. Mas esqueceram-se do fungo e do oxigênio, que são implacáveis na sua deterioração e parada de funcionamento. Eu afirmo que CD tem VALIDADE IMPREVISÍVEL, com base nos CD's e DVD's bem cuidados que perdi em muito menos de cinco anos.


Matéria sobre o fungo que decompõe a camada de policarbonato do CD - O Fungo da família Geotrichum:
-->http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=6018
Mais sobre meus blogs: http://joaquimcutrimblogs.blogspot.com

O CD de ouro também não está imune à oxidação, segundo a minha assessoria química e meu acessor, Doutor em ciência da Computação. Mas sua durabilidade sugere ser maior. Quem desejar comprar CD de camada de ouro de 24 kilates, o endereço é